Cartografia como método de compreensão de novas territorialidades
Movidos pelo desejo de criar visualidade para compreensão dos textos estruturantes do grupo de pesquisa Áfricas nas Artes, demos início ao “Mapeamento de artistas modernos e contemporâneos do continente africano” que têm como intuito a utilização da ferramenta de geolocalização digital Googlemaps de forma colaborativa para criar uma cartografia específica da arte. O projeto surgiu na disciplina que deu origem ao grupo: Introdução às artes do continente africano do curso de Artes Visuais da UFRB, sendo iniciado a partir de uma ferramenta sugerida pelo discente Edelsio Lima de Sousa Jr. e desenvolvido conjuntamente com Silvia Leme e Rafael Moitinho.
Optamos por pesquisar artistas oriundos de países africanos que atuam na produção artística moderna e contemporânea, estimulando uma compreensão de uma África plural, seja no simples ato de reafirmar um continente vasto composto por 54 países, seja pelos desdobramentos também múltiplos que facilitam a compreensão dos espaços geográficos, políticos/sociais e artísticos do continente. Trata-se de enfatizar a rica e variada produção artística e os diferentes modos de relação com a realidade local e com o sistema internacional das artes, além de contribuir para desconstrução de estereótipos ou invisibilidades construídos ao longo da história da arte.
Postagem realizada por Silvia Leme
graduanda em Artes Visuais pela UFRB dá continuidade à pesquisa como voluntária PIBIC sob orientação da docente Emi Koide e colaboração dos discentes que compõe o grupo de pesquisa e extensão África nas Artes.